ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 27 de maio de 2010

X Encontro Distrital de Clubes da Floresta juntou 1700 alunos no Monte de S. Lourenço em Vila Chã


 
O Monte de S. Lourenço, em Vila Chã, acolheu, no passado dia 21, o X Encontro Distrital de Clubes da Floresta, no qual marcaram presença cerca de 1700 alunos e professores.
À semelhança de edições anteriores, o programa deste evento integrou a realização de vários percursos pedestres por espaços florestais do concelho, que, para além do incentivo à prática de exercício físico em contacto com a natureza, pretenderam também dar a conhecer um pouco mais do concelho anfitrião.
Assim, no que respeita ao percurso “Trilho das três Bicas”, destinado ao 1.º Ciclo, sagrou-se vencedor o Clube da Floresta “Micófilos”, da EB 1 de Penelas, Guilhofrei – Vieira do Minho, em 2.º lugar ficou o “Javaleiro”, da EB 1 de Ferreirinha, Cavez – Cabeceiras de Basto, e em 3.º o Clube da Floresta da EB 1 do Facho, de Apúlia – Esposende.
No percurso “Trilho do Pinheiro Manso” realizado pelo 2.º Ciclo, o 1.º lugar foi atribuído ao Clube da Floresta “Borboleta e Amigos”, da EB 2,3 de Celeirós – Braga e ao “Mãe Floresta, da EB 2,3 de Real – Braga, e o 3.º lugar coube ao “Bolotinhas” da EB 2,3 de Celorico de Basto.
Os alunos do 3.º Ciclo e Secundário efectuaram o “Trilho da Senhora da Guia”, tendo-se sagrado vencedor o Clube da Floresta “Cedro”, da EB 2,3 Vieira de Araújo – Vieira do Minho, o 2.º lugar foi para o “Chapim Real”, da EB 2,3 Gonçalo Sampaio – Póvoa de Lanhoso, e o 3.º para o “Palmeirinhas” da EB 2,3 de Palmeira – Braga.
Por seu lado, os Alunos do Pré-escolar e Deficientes realizaram o percurso «Trilho da Natureza», pelo pinhal de Ofir, entre o Clube Náutico de Fão e as Torres de Ofir, tendo os premiados recebido um troféu e uma planta autóctone envasada.
Já no Monte de S. Lourenço, o Encontro prosseguiu com a realização de várias actividades lúdicas e recreativas, um mega-piquenique convívio entre os vários Clubes e uma festa de encerramento, com muita música e animação.

Em representação do Município estiveram presentes na sessão de entrega de prémios, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Esposende e Vereador com o Pelouro da Protecção Civil, Benjamim Pereira, a Vereadora da Educação, Jaqueline Areias, e o Vereador do Desporto, Rui Pereira, assim como a Presidente do Conselho de Administração da Esposende Ambiente, Alexandra Roeger.
O Vice-Presidente da Autarquia manifestou a satisfação do Município em acolher o evento e aproveitou o momento para realçar a importância da iniciativa, que considerou representar um “contributo muito grande para a defesa do Ambiente e da Floresta”. Benjamim Pereira exortou, por isso, as crianças e jovens a ser portadores dessa mensagem junto da família e da comunidade.
Além da Coordenação Distrital de Braga do PROSEPE, da Câmara Municipal de Esposende e da Esposende Ambiente, a organização deste X Encontro de Clubes da Floresta contou com o envolvimento de diversas empresas e entidades, entre as quais a Escola Profissional de Esposende, Guarda Nacional Republicana, Bombeiros Voluntários de Esposende e Junta de Freguesia de Vila Chã.
 Gabinete de Relações Públicas da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário