ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 30 de abril de 2010

Câmara Municipal aprova relatório e contas de 2009 da Esposende Ambiente


A Câmara Municipal de Esposende aprovou, por unanimidade, o relatório e contas de 2009 da Esposende Ambiente (EAmb), com um saldo positivo na ordem dos 9 500 euros e um volume de negócios de 5 milhões 146 mil euros.
A empresa municipal tem vindo a cumprir os objectivos traçados, nomeadamente o aumento progressivo das taxas de cobertura e de adesão aos sistemas públicos de água e saneamento e de recolha selectiva de resíduos, a melhoria contínua da qualidade dos seus serviços, a promoção do desenvolvimento sustentado do concelho, a melhoria do desempenho ambiental da empresa e a aposta na formação e valorização profissional dos seus colaboradores.
Assim, no que respeita ao alargamento da rede de drenagem de águas residuais foram concluídas as empreitadas do Lugar de Descampado, em Gandra, de Forjães e de Belinho, sendo que a de Palmeira de Faro se encontra na fase final e a da Zona Nascente de Antas prossegue a bom ritmo. Este conjunto de obras representa um investimento de aproximadamente sete milhões de euros, elevando a taxa de cobertura da rede de saneamento para 85%. Com a concretização destas novas redes, é expectável um aumento significativo do número de clientes.
No âmbito da valorização dos recursos humanos da empresa e da implementação de estratégias de gestão financeiramente mais ajustadas, no último ano foi possível elaborar internamente vários projectos de água e saneamento, bem como efectuar a instalação de mais cinco quilómetros de redes de água e saneamento. Numa óptica de optimização de recursos e do conhecimento, a Esposende Ambiente tem assumido a gestão da rede de drenagem de águas pluviais, ao abrigo de um protocolo estabelecido com o Município.
Ao nível da gestão da limpeza e dos espaços verdes, foram desenvolvidos vários projectos inovadores, com destaque para o desenvolvimento de uma nova estratégia de gestão de resíduos verdes, traduzida na implementação de vários parques de compostagem nas freguesias para um adequado tratamento e encaminhamento dos resíduos verdes.
Um dos objectivos mais ambiciosos que tem vindo a ser implementado na empresa desde a sua criação, em Dezembro de 2005, e que tem vindo a ser bem sucedido, é o da redução das perdas de água, que se situa actualmente nos 17%, valor significativamente abaixo da média nacional, que reflecte a boa gestão e o empenho da empresa neste domínio.
De assinalar também as estratégias desenvolvidas na área da informática e dos sistemas de informação, por exemplo ao nível de software e da página da Internet, bem como a elaboração de um Plano de Gestão de Clientes, onde se inclui a campanha de redução de 30% nas ligações em novas redes, por um período de 30 dias após a sua conclusão, e a possibilidade do pagamento ser efectuado em regime de prestações.
Cumprido também o objectivo da manutenção da certificação do Sistema de Gestão da Qualidade e Ambiente, a Esposende Ambiente pretende dar continuidade aos bons resultados alcançados pela empresa, nomeadamente ao nível da qualidade do serviço que é prestado aos clientes e ao desenvolvimento/implementação de estratégias de melhoria contínua.
Segurança e Saúde do Trabalho e Responsabilidade Social outras áreas onde a empresa está a trabalhar afincadamente, visando obter a sua certificação no mais curto espaço de tempo possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário