ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 27 de abril de 2010

2000 participantes no 8.º Encontro Luso-galaico de BTT de Esposende

Pela primeira vez na história do Encontro Luso-Galaico de BTT de Esposende, o vencedor da Maratona é do concelho. Artur Lima, de Marinhas, em representação da JUM (Juventude Unida de Marinhas), foi o grande vencedor, ao fazer a prova em 3h 40m 12s. Em segundo lugar ficou André Tiago Sousa, de Barcelos, com o tempo 3h 46m 20s, e em terceiro Luis Miguel Silva, de Marco de Canaveses, que fez a prova em 3h 47m 02s.
Relativamente à Meia Maratona, sagrou-se vencedor Ruben Alexandre Nunes, de Vila do Conde, com o tempo de 1h 57m 15s, o segundo a cortar a meta foi Abel Filipe Santos, também de Vila do Conde, que fez a prova em 1h 57m 20s, e em terceiro lugar ficou Ricardo Manuel Santos, de Esposende, com o tempo de 2h 00m 17s.
A Maratona constitui o ponto alto deste evento desportivo, organizado anualmente pela Câmara Municipal de Esposende e Esposende 2000, com a colaboração de diversas associações do concelho, que este ano registou cerca de 2000 participantes.
Refira-se que, de ano para ano, o Encontro Luso-galaico tem vindo a ganhar dimensão, arrastando até Esposende milhares de bttistas, oriundos de diversos localidades do Norte do país e da Galiza, sendo que esta edição incluiu mais um atractivo, uma ponte construída sobre canoas, no Rio Cávado, na Barca do Lago, que constituiu mais um factor de adrenalina a somar aos trilhos da prova.

Esta oitava edição, que decorreu entre os dias 23 e 25 de Abril, contou com algumas novidades, entre as quais se destaca o Concurso BIT – Bicicletas Incrivelmente Transformadas, que reuniu quase duas dezenas de projectos. Pela inovação e criatividade foi premiado o projecto “Rosa d’Ilusões”, da Escola EB 2,3 António Correia de Oliveira, de Esposende, que recebeu um prémio pecuniário de 400 euros. Em 2.º lugar, pertencente à mesma escola, classificou-se o projecto “Tri Roda”, recebendo 200 euros, e em 3.º lugar ficou o projecto de Alfredo António Moreira “Pronto-socorro Bicicleta e Ciclista”, que recebeu 100 euros. Dada a boa adesão à iniciativa, é intenção da organização realizar este certame em próximas edições.
Outro dos atractivos do Encontro Luso-galaico de BTT foi a Prova de Ciclismo em Contra-Relógio, que decorreu na tarde do dia 24 de Abril, na Avenida Marginal, em circuito fechado, com a participação de 12 equipas. A equipa vencedora foi o Centro Desportivo de Navais (Póvoa de Varzim), com o tempo 16m28s, em 2.º lugar classificou-se a equipa Barcelos Bike Team, com o tempo 16m31s, e em 3.º lugar ficou a equipa Superar Desafios, de S. João da Madeira, com o tempo 17m20s.
Como novidade, esta edição do Encontro Luso-galaico de BTT disponibilizou uma tenda gastronómica, onde diversas associações do concelho proporcionaram um espaço de alimentação e, simultaneamente, de convívio e de animação musical.
Para garantir a segurança da prova esteve no terreno uma vasta equipa, constituída por elementos da Guarda Nacional Republicana, Bombeiros Voluntários de Esposende e de Fão, Cruz Vermelha Portuguesa e Instituto de Socorros a Náufragos/Estação Salva Vidas de Esposende, bem como 10 rádio-amadores e cerca de 300 voluntários das associações do concelho a apoiar o evento.
Gabinete de Relações Públicas da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário