ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sábado, 27 de março de 2010

Esposende: Semana Santa é cartaz turístico

Esposende prepara-se para celebrar a Semana Santa com um cartaz religioso que atrai inúme-ros visitantes ao concelho, nomeadamente espanhóis.
A Semana Santa constitui um verdadeiro cartaz turístico e promocional da cultura local, onde a programação convida a uma reflexão sobre a vida de Cristo.
A celebração arranca hoje com a representação do ‘Auto da mui dolorosa Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo’.
Para amanhã, às 16 horas, está prevista a inauguração da exposição ‘Reflexos do santíssimo sacramento na Arte - Materialização do Lausperene’ no Centro Paroquial de Esposende.
Para as 21 horas está prevista a Via-sacra de Esposende a S. Lourenço, em Vila Chã. Domingo, às 9.30 horas, há a bênção dos ramos na Igreja da Misericórdia, seguindo a Procissão para a Matriz. Às 11 horas está prevista a Procissão aos Enfermos. À noite, no centro paroquial, há a ‘Pequena Cantata da Vida de Jesus’ pelo Grupo de Jovens Cristãos de Esposende e Catequistas.
Na noite do dia 31 há procissão de velas, com o andor da Senhora da Soledade a sair da capela da Senhora da Saúde para a Matriz. Segue-se o concerto da Semana Santa pelo Grupo de Câmara Municipal de Esposende.
No dia 1 de Abril, às 17 horas, há a cerimónia do ‘Lava-Pés’ e às 21.45 horas o sermão do Pretório, na Igreja da Misericórdia, seguindo-se a Procissão dos Passos. O sermão do encontro é feito junto à Matriz.
No dia 2, pelas 15.30 horas, decorrem as cerimónias da Paixão do Senhor, no dia 3, às 22 horas, há a celebração da Vigília Pascal e, no dia 4, a Visita Pascal às instituições e às habitações da cidade, estando a recolha das cinco cruzes marcada para as 20 horas, a partir dos Bombeiros Voluntários. No dia 5 realiza-se a eucaristia solene.

Um comentário:

  1. "Voz desportiva do Jandirinha":

    Resultados das equipas do Concelho de Esposende.:

    III Divisão nacional

    F.C.Fão 2 Santa Maria 1
    Marinhas 1 Morais 1

    Não se disputaram jogos, excepto o Pica-Louro- (1-2) da Divisão de Honra da A.F.Braga.
    a ADE vai deslocar-se ao reduto do Arões (3º classificado) e terá um escolho a ultrapassar.

    Outros resultados:

    Forjães 4 Panoiense 1
    Vila Chã 3 Soarense 1

    Em camadas jovens da ADE:

    Juniores:
    ADE 2 A.Vila 2

    Escolas:
    ADE 3 Pousa 2

    Infantis:
    ADE 9 Gil Vicente 1
    Os nossos parabéns aos novos campeões regionais de série, precisamente a ADE, apesar de faltarem ainda dois jogos.
    Estes pequenos mas, grandes jogadores fizeram um campeonato extraordinário, apenas tiveram uma derrota perante o vizinho e rival Fão.

    Um adeus desportivo.

    ResponderExcluir