ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 30 de março de 2010

Câmara Municipal de Esposende vai promover Seminário sobre Segurança e Saúde do Trabalho

15 de Abril - Auditório Municipal de Esposende
A Câmara Municipal de Esposende vai promover, no próximo dia 15 de Abril, no Auditório Municipal, um Seminário de Segurança e Saúde do Trabalho, intitulado “As Pessoas Primeiro!”.
Esta acção é dirigida a técnicos de Higiene e Segurança do Trabalho (HST), engenheiros e arquitectos, empresas e organizações, formandos do Curso Técnico e Técnico Superior de HST, técnicos das Autarquias, coordenadores de Segurança em Projecto e em Obra e profissionais envolvidos na execução das obras e com responsabilidade na avaliação de riscos.
Através da realização deste Seminário, a Autarquia pretende sensibilizar para a importância do progresso e criação de Sistemas de Higiene, Segurança e Saúde do Trabalho (HSST), contribuir para formar e melhorar uma cultura de segurança nas pessoas e alertar para a prevenção e utilidade das avaliações de riscos profissionais.
(As inscrições para este Seminário decorrem até ao próximo dia 13 de Abril, podendo ser efectuadas através de e-mail para joao.tavares@cm-esposende.pt.)

Na sessão de abertura, agendada para as 9h00, usará da palavra o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, João Cepa, e Fernando de Almeida Santos, da Ordem dos Engenheiros da Região Norte, sendo que a moderação dos trabalhos estará a cargo do Presidente da Associação Nacional de Saúde Ambiental (ANSA), Hélder Simões.
O arranque dos trabalhos terá lugar às 9h30, com o 1.º painel, no qual Isabel Santos, Directora da Revista Segurança, falará sobre “Os novos desafios da Higiene e Segurança no Trabalho”, e Manuela Calado, da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), abordará “A campanha da Agência Europeia para o biénio 2010/2012”, mais especificamente "Locais de trabalho seguros e saudáveis/Os trabalhos de manutenção."
“Em Portugal, a segurança acompanha a produção?” é o tema a abordar por João Baptista, da Estradas de Portugal, no 2.º painel, previsto para as 11h00, no qual Manuel Alegre, especialista em Segurança do Trabalho na Construção, abordará os “Parâmetros a considerar na avaliação de riscos ocupacionais na indústria da construção”.
Após o almoço, os trabalhos serão retomados com o tema “Um andaime como equipamento de protecção colectiva”, a abordar por João Caetano, da empresa PERI, seguindo-se a intervenção de Paula Melo, da Somague Engenharia, sobre “Sistemas integrados de gestão de qualidade, ambiente e segurança no sector da construção civil”.
O último painel decorrerá a partir das 16h00, sendo que Isabel Vilar, Técnica HSST e Formadora Consultora falará sobre “Primeiros socorros – Princípios básicos” e Almor Costa, responsável pelo Gabinete de Saúde Ocupacional e Higiene e Segurança no Trabalho (GSOHST) da Autarquia de Esposende, sobre “Coordenação de Segurança em fase de projecto”.
Amaro Peixoto, da ACT, fará a avaliação do Seminário, ficando a sessão de encerramento a cargo da Vereadora da Câmara Municipal de Esposende da Área Funcional de Higiene, Saúde e Segurança Ocupacional, Raquel Vale.
As inscrições para este Seminário decorrem até ao próximo dia 13 de Abril, podendo ser efectuadas através de e-mail para joao.tavares@cm-esposende.pt.
Gabinete de Relações Públicas da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário