ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 31 de março de 2010

Câmara Municipal de Esposende promove Semana da Saúde de 6 a 9 de Abril


A Câmara Municipal de Esposende vai levar a efeito, entre os próximos dias 6 e 9 de Abril, a Semana da Saúde, promovendo um conjunto de actividades direccionadas para a promoção da saúde e de forma a assinalar o Dia Mundial da Saúde, que se comemora a 7 de Abril.
Considerando que a educação para a saúde passa pelo fomento de estilos de vida saudáveis, como forma de prevenir riscos que possam levar à doença, serão desenvolvidas várias actividades, que pretendem envolver toda a população, desde as crianças aos idosos, como forma de alertar para a importância da saúde como um bem a cuidar.
Assim, no dia 6 de Abril, pelas 14h30, na Escola Básica Integrada (EBI) de Forjães, será realizada uma sessão para a comunidade educativa, direccionada para a Gestão do Stress. Acção idêntica será também desenvolvida para os colaboradores da Autarquia e das empresas municipais Esposende Ambiente e Esposende 2000, a partir das 17h30, na Casa da Juventude.
No dia 7 de Abril, pelas 9h30, na escola EB 2,3 de Marinhas, terá lugar uma acção de sensibilização para os Auxiliares de Acção Educativa, intitulada “Ajudar a Escolher!”, no sentido de alertar para a importância que os adultos podem ter na orientação das escolhas alimentares das crianças, nomeadamente as merendas escolares.
Da parte da tarde, pelas 14h30, na Casa da Juventude, o grupo de enfermagem do Centro de Saúde de Esposende vai realizar uma sessão dirigida aos jovens, designada “Aceitas o desafio?”, que pretende envolver os jovens num processo de auto-conhecimento, no sentido de perceberem as mudanças físicas e psicológicas, características desta faixa etária.
Paralelamente, no Centro de Saúde de Esposende, com o apoio da Esposende Ambiente, proceder-se-á à requalificação dos jardins internos. “Mais Natureza, + saúde” será a actividade a desenvolver por um grupo de idosos do concelho, com a finalidade de embelezar e dar mais cor ao espaço interno do Centro de Saúde.
Pelas 18h00, no Jardim-de-infância da Misericórdia de Esposende, os pais da sala dos bebés terão a oportunidade de participar numa sessão interactiva sobre “Massagem para Bebés”, orientada por uma enfermeira do Centro de Saúde.
No intuito de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos cidadãos, a Câmara Municipal de Esposende estabeleceu com a Liga Portuguesa contra o Cancro (LPCC) um protocolo de colaboração, no âmbito da Psico-Oncologia, através do qual serão disponibilizadas, aos doentes oncológicos e seus familiares, consultas gratuitas com especialistas de saúde mental da LPCC, que se deslocarão a Esposende, proporcionando assim, uma maior comodidade interventiva, pois deixarão de ter que se deslocar para usufruir deste tipo de serviço de saúde.
Neste sentido e como forma de assinalar o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro, que se comemora a 8 de Abril, terá lugar uma sessão de divulgação do Serviço de Psico-Oncologia, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, pelas 10h00.
Ainda no dia 8 de Abril, pelas 14h30, na Casa da Juventude, decorrerá uma acção de sensibilização para os idosos envolvidos no Programa “Conviver para Viver”, intitulada “Envelhecer Saudável”, que visa sensibilizá-los para o contributo que a alimentação tem no prolongamento da qualidade de vida ao longo dos anos. Esta actividade conta ainda com a participação do grupo de enfermagem do Centro de Saúde, no sentido de alertar para a importância da higiene, como um cuidado de saúde primário.
Enquadrado nos objectivos da Autarquia, na área das refeições escolares, será realizada, no dia 9 de Abril, uma acção intitulada “Culinária saudável… e saborosa!”, para os manipuladores alimentares do Agrupamento de Escolas da Apúlia, no sentido de os dotar/capacitar sobre algumas técnicas e conceitos usadas na cozinha, que permitam incentivar os alunos na ingestão das refeições que são servidas em meio escolar.
Ao longo de toda a semana e de forma a estimular as escolhas saudáveis, no bar da Câmara Municipal haverá para venda um conjunto de alimentos com uma vertente mais salutar, como, por exemplo, batidos de fruta.
Paralelamente, o Museu d’Arte irá promover a actividade “Vamos Brincar com a Ana e o Mateus – Os nossos gordos heróis!", dirigida aos Jardins-de-infância, escolas e IPSS’s do concelho. Esta actividade decorrerá entre 6 e 16 de Abril, pelo que os interessados deverão efectuar a marcação através de telefone 253 960 168 ou dos e-mails manuela.lopes@cm-esposende.pt ou matilde.sobral@cm-esposende.pt.
O Gabinete de Relações Públicas da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário