ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 31 de março de 2010

Biblioteca Municipal de Esposende realiza Oficina de Páscoa

A época pascal é o tema da Oficina de Expressão Plástica que a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, de Esposende, está a promover, destinada a crianças da Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Recorrendo a vários tipos de materiais e fazendo uso de técnicas como recortar, colar, pintar e desenhar, é proposta a execução de uma pequena caixa em forma de coelho, numa alusão ao coelho de Páscoa, recheado de amêndoas que, acompanhado por um pequeno cartão escrito, constitui uma prenda agradável para os padrinhos ou pais das crianças.
Deste modo, a oficina, que se realiza neste semana anterior à Páscoa e na seguinte, apela à criatividade das crianças e, simultaneamente, ocupa, de forma lúdica, o período de tempo coincidente com a habitual pausa lectiva.
Por outro lado, no âmbito da programação regular da Biblioteca, continuam as sessões de conto, destinadas a crianças da Educação Pré-escolar, com a proposta “O baú das lengalengas”, onde, através do património oral português, as crianças “brincam” com a poesia e a sonoridade da língua.
Ainda no âmbito da poesia, continua em actividade o jogo “ A brincar se aprende a rimar”, destinada a alunos do 1.º Ciclo, através do qual se apela à imaginação, criatividade e conhecimento da língua portuguesa para encontrar a palavra certa da rima.
Dado que no mês de Março se comemora o Dia Mundial da Poesia, as propostas de actividades estão intimamente relacionadas com este género literário e a sonoridade das rimas é trabalhada nas escolas e Jardins-de-infância como forma de desenvolvimento cognitivo.
Estas actividades, que desde o início do mês já registaram a participação de 764 crianças, vão continuar a realizar-se no período a seguir à Páscoa.
O Gabinete de Relações Públicas da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário