ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Município de Esposende promove

“Março com Sabores do Mar”
Um importante cartaz turístico do Município, foi desta forma que o Presidente da Câmara Municipal de Esposende se referiu ao evento Março com Sabores do Mar, na apresentação da edição de 2010, hoje realizada, em sessão que decorreu na Sala dos Azulejos do Museu de Esposende e que contou também com a presença do Vereador do Turismo, Rui Pereira, do Vice-Presidente da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal, Júlio Meirinhos, e de Penteado Neiva, da Confraria dos Gastrónomos do Minho.
O Autarca João Cepa realçou a importância deste evento, como um veículo de promoção turística e como uma aposta para combater o problema da sazonalidade, considerando que, apesar da conjuntura económico-financeira desfavorável, a Autarquia faz questão de manter esta iniciativa que vai já na 11.ª e que quer ver cada vez mais consolidada. João Cepa saudou a adesão dos empresários da área da restauração e hotelaria, sendo que dos 26 restaurantes aderentes, 15 participam no 8.º Concurso Gastronómico “Sabores do Mar”.
O Vereador do Turismo, Rui Pereira, lembrou que Esposende foi dos primeiros Municípios a aderir aos Fins de Semana Gastronómicos, promovidos pela então Região de Turismo do Alto Minho, tendo apostado na expansão através da promoção de um mês inteiro dedicado à gastronomia, particularmente aos pratos de peixe e marisco.
Assumindo que a gastronomia e os vinhos são um produto estratégico para o turismo, o Vice-Presidente da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal elogiou este evento e as iniciativas a ele associadas, saudando também os restaurante aderentes, que contribuem para o sucesso do Março com Sabores do Mar.
Desde a primeira edição associado ao evento, o esposendense Penteado Neiva, em representação da Confraria dos Gastrónomos do Minho, considerou esta uma aposta ganha, perfeitamente consolidada, que traz cada vez mais gente a Esposende, contribuindo para o desenvolvimento do concelho a nível turístico e económico. Realçou o envolvimento da Escola Profissional de Esposende e saudou a Autarquia pelas iniciativas promovidas junto da comunidade escolar no âmbito do Programa de Educação e Segurança Alimentar.
Do programa deste ano faz parte a 2ª edição do concurso “Jovem Cozinheiro dos Sabores do Mar”, promovido em parceria com a Escola Profissional de Esposende (EPE), ao qual concorrerão seis alunos finalistas do Curso de Cozinha, que terão de preparar um menu, composto por entrada ou sopa, prato principal e sobremesa, para quatro pessoas. Estas iguarias serão apreciadas, no dia 2 de Março, por um júri composto por 4 reputados membros ligados à área da gastronomia, um dos quais de cozinha e os restantes de sala. Este concurso surge como forma de preservação e promoção do acervo gastronómico de Esposende, especialmente no que respeita aos pratos de peixe e mariscos, e tem em vista também a valorização profissional dos alunos do Curso Técnico de Restauração – Variante de Cozinha/Pastelaria da Escola Profissional de Esposende.
Relativamente ao Concurso Gastronómico “Março com Sabores do Mar”, entre os pitéus, que serão degustados entre os dias 3 e 5 de Março, por uma comissão gourmet liderada pelo conceituado Chefe Silva, estão os seguintes manjares a descobrir na restauração local: “Bacalhau à Foz do Cávado”, “Filetes papa lagosta com arroz de grelos amariscado”, “Arroz de lampreia”, “Linguado em caldo de legumes”, “Tranches de peixe porco com algas e grelos”, “Polvo assado”, “Filete de dourada com crosta de batata”, “Arroz de cabeça de congro”, “Raia gratinada com queijo creme”, “Sargo em crosta de sal”, “Robalo com algas e ouriços do mar”, a “Massada de marisco”, “Arroz de marisco malandrinho”, “Posta de rodovalho com crosta de pistachos” e “Cherne com molho de maracujá”.
Como dignos acompanhantes destes manjares, é apresentada a Carta dos Vinhos de Quinta de Esposende, leves, suaves e aromáticos. A rematar uma última e merecida referência à gulosa doçaria onde, obviamente, merecem nota de destaque as famosas clarinhas de Fão.
Dos 26 restaurantes aderentes, 14 oferecem descontos de 10% sobre o valor da despesa. Para usufruir deste desconto – não acumulável – deverá ser feito, no mínimo, o pedido de um dos pratos do restaurante inscritos na iniciativa, destacar o talão – disponível na brochura e no Portal de Turismo de Esposende (www.visitesposende.com) – e entregar aquando do pagamento da despesa. À semelhança da edição anterior, estes descontos foram alargados às Piscinas Foz do Cávado e a algumas unidades de alojamento do concelho.
À semelhança de anos anteriores, o evento “Março com Sabores do Mar” conta com um programa de animação, que contempla uma exposição intitulada “As algas no litoral Norte: manter a tradição, ganhar o futuro”, que estará patente de 1 a 31 na Sala dos Azulejos do Museu de Esposende. De 6 a 7 de Março, decorrerá o Fim-de-semana Gastronómico de Esposende, dedicado à lampreia do rio Cávado e às clarinhas de Fão. Para esta iniciativa, sob organização da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, a Câmara Municipal, em colaboração com a Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende (ACICE), fará a animação do Parque Radical durante este fim-de-semana com insufláveis, bem como os passeios de comboio turístico. A Autarquia preparou ainda algumas actividades específicas para o dia 7 de Março, onde se inclui a visita guiada “Caminho dos Mareantes” e a visita ao Castro de São Lourenço, em Vila Chã, e animação itinerante pelas unidades de restauração aderentes.
Entre outras actividades de animação, destaque para um Show-Cooking, com a presença do Chefe Jerónimo Ferreira, do Hotel Sheraton do Porto. Esta demonstração culinária decorrerá no dia 9, das 11h00 às 13h00, na Escola Profissional de Esposende. No mesmo dia, da parte da tarde, às15h00, terá lugar a iniciativa “Conversas à volta da gastronomia”, com a participação do Chefe Marco Gomes, do restaurante Foz Velha (Porto) e do Chefe Pedro Nunes, do restaurante Geão (Moreira de Cónegos).
Outra das novidades desta décima primeira edição é o Workshop “Algas à mesa”, que será orientada por Leonel Pereira, professor da Universidade de Coimbra, investigador do IMAR-CMA (Instituto do Mar - Centro do Mar e do Ambiente) e coordenador do Portal Nacional das Macroalgas. É objectivo desta acção responder a questões como “que tipo de algas da costa atlântica podem ser utilizadas na confecção de pratos” e “quais as suas características e como podem ser confeccionados”
O Seminário “Marketing de restauração”, que terá lugar entre 15 e 16, no Serviço de Turismo da Câmara Municipal de Esposende, é uma aposta da Autarquia com o objectivo de que as empresas de restauração do concelho conheçam novas ferramentas que possibilitem o seu desenvolvimento, progresso, aperfeiçoamento e maximização do seu negócio, através da aplicação de técnicas comerciais e de marketing na restauração.
Para o dia 31, às 15h00, no Auditório Municipal de Esposende, está prevista a Cerimónia de Entrega de Prémios e Diplomas da iniciativa aos representantes das unidades de restauração aderentes.
À semelhança do que tem sucedido em edições anteriores, a “Festa Gastronómica da Lampreia do Rio Cávado”, que vai já na sexta edição e que é promovida pela Associação dos Profissionais de Pesca do Concelho de Esposende, surge também associada à edição de 2010 do “Março com Sabores do Mar”, decorrendo nos dias 27 e 28 de Março, no Mercado Municipal de Esposende, com o apoio da Câmara Municipal.
Mais informações em http://www.visitesposende.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário