ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Município de Esposende adere ao Pacto de Autarcas para atenuar alterações climáticas

A Câmara Municipal de Esposende aprovou a adesão ao Pacto de Autarcas, uma rede de Autoridades Locais Europeias em prol da minimização/mitigação das alterações climáticas.
Promovido a nível nacional pela Associação Nacional de Municípios Portugueses, este documento traduz-se na demonstração pública das preocupações dos efeitos locais relativamente às alterações climáticas, permitindo, ainda, a partilha e o acesso a um conjunto alargado de boas práticas na preparação, adopção e implementação de Planos de Acção de Energia Sustentável.
Esposende entendeu aderir a esta rede dado que, na sequência da implementação do Plano de Gestão Sustentada da Energia, o Município está a desenvolver trabalhos neste domínio, pretendendo tornar tal acção mais visível e mais sustentada. A título de exemplo refira-se que a Câmara Municipal foi distinguida, recentemente, no Galardão Rede Climática, da Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente, com uma menção honrosa pelo Projecto “Esposende no combate às alterações climáticas”.
A problemática das alterações climáticas tem vindo a ganhar relevo em virtude das potenciais transformações que podem vir a originar no planeta, designadamente ao nível da maior probabilidade de ocorrência de fenómenos atmosféricos extremos, os quais originarão o surgimento de riscos naturais, que degradam os recursos naturais e causam efeitos nefastos nos ciclos naturais, dos quais o Homem e demais espécies dependem.
Esta matéria tem assumido especial relevo a vários níveis, não apenas à escala mundial, mas reflectindo-se também no que concerne à tomada de decisão política local, considerando o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, João Cepa, que “o actual desenvolvimento não pode comprometer a capacidade das gerações futuras suprirem as suas próprias necessidades, devendo ser um elemento decisivo na definição de estratégias de gestão autárquica”.
O Gabinete de Relações Públicas da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário