ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Câmara Municipal de Esposende partilha experiência no âmbito da Educação e Segurança Alimentar

No sentido de dar a conhecer a sua experiência e o trabalho que tem desenvolvido na área da Educação e Segurança Alimentar, a Câmara Municipal de Esposende foi convidada pela Associação Social, Cultural e Recreativa de Chorente (Barcelos) e pela empresa GTI — Gestão, Tecnologia e Inovação, SA a participar na Tertúlia sobre "A importância de uma Alimentação Saudável".
"A Educação e Segurança Alimentar no concelho de Esposende: um exemplo de boas práticas" é o tema a abordar nesta acção, que decorrerá na próxima sexta–feira, pelas 19h45, nas instalações da Associação Social, Cultural e Recreativa de Chorente.
Recorde–se que a Câmara Municipal de Esposende foi pioneira em termos de intervenção na área de Educação e Segurança Alimentar, englobando um vasto conjunto de iniciativas, nomeadamente a realização de auditorias de análise de diagnóstico das condições higio–sanitárias nos bares, cozinhas e refeitórios dos equipamentos escolares e sociais do concelho, sessões de sensibilização destinadas às crianças dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, formação aos funcionários que exercem actividade na área alimentar nos equipamentos escolares e sociais, assim como análise e acompanhamento na elaboração de ementas, entre outras acções.
Neste ano lectivo, a Autarquia tem vindo a desenvolver um vasto conjunto de actividades, no objectivo da promoção da saúde, como um bem que devemos cuidar. Direccionadas para diferentes públicos, desenvolve diversas iniciativas, entre as quais os programas "Apetece–me", que apela à vertente da educação alimentar e fomento de hábitos de vida saudáveis, e o "Segurança Alimentar para os mais novos", direccionado para a problemática da Segurança Alimentar.
"Um prato cheio de energia… e não só", um projecto desenvolvido para os Jardins–de–Infância do concelho, "Uma colher cheiinha de sopa! ", um concurso de receitas de sopa, que tem por objectivo o fomento do consumo de produtos hortofrutícolas e do padrão alimentar mediterrâneo, e ainda "O Chef vai à escola!" e "Aprender para Educar!" são outras das iniciativas desenvolvidas com enorme sucesso.
No conjunto das actividades estão envolvidas cerca de 4000 alunos do concelho, divididos pelas diferentes faixas etárias, de acordo com as actividades desenvolvidas. Contudo, este vasto leque de acções também engloba os idosos do concelho, através de actividades pontuais, com o objectivo de promover simultaneamente o convívio e partilha de experiências, como também a promoção de hábitos de vida saudáveis, nomeadamente o fomento de uma alimentação saudável e a sensibilização para a importância dos cuidados para com a saúde, como contributo para uma vida com mais qualidade.
Notícia do Gabinete de Relações Públicas do Munícipio de Esposende

Nenhum comentário:

Postar um comentário