ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Autarquia retoma Programa de «Segurança Alimentar para os mais novos»




Depois do arranque, na semana passada, do programa «Apetece–me», a Câmara Municipal de Esposende deu ontem início, na Escola Básica Integrada de Forjães, a mais uma edição do programa «Segurança Alimentar para os mais novos».
Trata–se de um programa já com alguma consistência junto da comunidade educativa do concelho, dado que vem sendo promovido desde 2006. Abrange um conjunto de conceitos relacionados com a temática da Segurança Alimentar e envolve, este ano lectivo, cerca de 800 crianças, distribuídas pelo 3.º e 6.º anos de escolaridade.
Notícia do Gabinete de Relações Públicas do Munícipio de Esposende

Tendo como objectivo fulcral a sensibilização para as boas práticas ao nível da higiene e manipulação alimentar, este programa pretende que os alunos compreendam que a Segurança Alimentar deve fazer parte da vida quotidiana como prevenção na promoção para a saúde.
O desenvolvimento desta actividade conta com a parceria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, que disponibiliza materiais pedagógicos e experimentais de apoio à realização das actividades e possibilita uma visita de estudo às suas instalações.
No âmbito do Programa de Educação e Segurança Alimentar do concelho e revelando–se uma aposta forte na promoção da saúde, a Autarquia lançou um desafio às escolas do concelho, que consiste em promover recolha de Receitas de Sopa e a sua integração nas ementas escolares.
Denominada "Uma colher cheiinha… de sopa!", esta actividade conta com a participação de 19 escolas do concelho e arranca hoje, na Escola Básica Integrada de Apúlia, onde os alunos, ao almoço e durante os próximos meses, poderão saborear algumas das receitas eleitas. A escolha da melhor receita assentará em diversos critérios como a criatividade, a inovação, mas também a sua composição e o modo de preparação/confecção.
A iniciativa pretende desmistificar o papel da sopa, revelar a sua importância e envolver o meio escolar no cumprimento destas tarefas, tendo como objectivos principais a promoção do consumo de produtos hortícolas, a identificação das escolhas alimentares saudáveis, a promoção da participação da comunidade educativa nas actividades escolares, o incentivo ao consumo regular da sopa, bem como a promoção da cultura gastronómica e do padrão alimentar mediterrâneo.
Notícia do Gabinete de Relações Públicas do Munícipio de Esposende

Nenhum comentário:

Postar um comentário