ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Biblioteca Municipal de Esposende distinguiu leitores de excepção


Mais de meia centena de leitores da Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, de Esposende, foram alvo de uma homenagem, em virtude de terem requisitado, durante o ano de 2009, mais de 20 livros, sendo que o melhor leitor requisitou 91 títulos.
Num ambiente informal, realizou–se, no passado dia 21, na Biblioteca Municipal, um momento de tertúlia e troca de experiências entre os leitores, em torno da leitura, dos livros, da Biblioteca e dos seus percursos de vida.

A "festa" incluiu uma sessão de poesia alusiva ao Natal, com poemas da escritora Bernardete Costa e de outros autores como Miguel Torga, Fernando Pessoa e Cecília Meireles.
Numa pequena tertúlia, que o ambiente proporcionou, alguns leitores referiram a importância da leitura na sua vida e do apreço pela Biblioteca Pública, que lhes permite ler sem terem custos económicos acrescidos, outros mencionaram a falta de espaço em casa, pois também são compradores habituais de livros e as crianças, acompanhadas pelos pais, manifestaram "que gostam muito de ler e de vir à Biblioteca". De referir também o depoimento de algumas educadoras que recorrem ao Serviço de Empréstimo da Biblioteca para proporcionar a leitura lúdica em contexto educativo.
A cada um dos leitores foi entregue um "Certificado de Melhor Leitor", personalizado, com os títulos lidos ao longo do ano e a posição na selecção efectuada, bem como uma oferta de publicações editadas pelo Município. Foram ainda distinguidos os cinco melhores leitores dos últimos três anos com um "Certificado de Fidelidade", premiando desta forma a relação especial com a Biblioteca Municipal.
Para a Câmara Municipal é muito importante verificar que, entre estes leitores de excepção, se encontram muitas crianças, facto de valorizar e realçar num mundo com tanto apelo audiovisual. Desta forma, o Município continuará a dotar a Biblioteca Municipal de recursos importantes para que continue a desempenhar as funções inerentes à promoção da leitura e lazer dos munícipes.
Notícia do Gabinete de Relações Públicas do Munícipio de Esposende

Um comentário:

  1. "Voz desportiva do Jandirinha":
    Campeonato de Honra da A.F.Braga

    A ADE deslocou-se , hoje dia 3 de Janeiro, ao sempre dificil campo de Porto D`Ave e conseguiu um empate 1-1 depois de estar a perder por 1-0.
    O inevitavel FORMOSO marcou o golo de empate na marcação de uma grande penalidade.
    Os Caçadores das Taipas, antigo líder, perdeu em Martim por 3-2 e a ADE lidera a classificação com um ponto de avanço.
    Parabéns à nossa ADE a fazer um excelente Campeonato .
    Um adeus desportivo.

    ResponderExcluir