ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Biblioteca Municipal de Esposende revisita época natalícia


No decurso do mês de Dezembro, a programação da Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, de Esposende, revisita a época natalícia, com acções direccionadas para vários públicos.
Assim, a habitual Hora do Conto para os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico propõe a leitura do texto "Certa noite, num estábulo", de Guido Visconti onde, através de ilustrações originais, elaboradas pelos Serviços Educativos da Biblioteca e recorrendo a efeitos de luz, é contada a história de um acontecimento longínquo, o nascimento de Jesus Cristo, há mais de 2000 anos.
Notícia do Gabinete de Relações Públicas do Munícipio de Esposende

O mesmo tema é também abordado na Hora do Conto Especial Creche, com a proposta do texto "Há muito tempo em Belém", deTracy Harrast, ilustrado por Estelle Cooke, com a mensagem de Natal para os mais pequenos. Ao folhear o livro, as crianças encontrarão efeitos interactivos e personagens que ganham vida, tornando a história mais real e intensa. As ilustrações atractivas, o texto acessível e as referências bíblicas fazem deste livro um exemplar único, para viver o tempo de Natal.

Ainda integrado na Hora do Conto Especial Creche, destinada a crianças dos 9 aos 36 meses, a Biblioteca promove "Histórias…de Colo", para pais e bebés. Trata–se de uma sessão especial de contos, destinada a crianças e respectivos pais e outros familiares com vontade de criar espaços e tempos de partilha e cumplicidade com as crianças, através desse mundo mágico dos livros e das histórias.

Paralelamente a estas propostas, a Biblioteca Municipal sugere a participação de crianças nos ateliers "Origamis de Natal", onde, através desta técnica, serão elaborados Postais e Álbuns de Natal, bem como efectuada a visita à exposição iconográfica "A Natividade na Arte", onde poderão apreciar belíssimas estampas, reproduzindo obras de arte da pintura, como Anunciação, de Leonardo da Vinci, A Adoração dos Magos (1564), de Pieter Bruegel, Natividade (1503), de Albrecht Durer, e A Sagrada Família (1504), de Miguel Ângelo, entre outras.

Por último, no dia 21 de Dezembro, pelas 16h00, vai realizar–se, pelo segundo ano consecutivo, o Natal dos Leitores, onde, num ambiente de festa e poesia, se faz a Homenagem aos Melhores Leitores de 2009, com destaque para a entrega dos Certificados de Melhor Leitor e Certificado de Fidelidade, numa iniciativa do maior agrado e apreço por parte dos leitores.
De referir que a participação nas sessões de conto e nos ateliers de Natal está sujeita a marcação prévia.
Notícia do Gabinete de Relações Públicas do Munícipio de Esposende



Nenhum comentário:

Postar um comentário