ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Autarquia e Escola de Música criam Coro de Pequenos Cantores de Esposende




Em parceria com a Escola de Música de Esposende, a Câmara Municipal de Esposende vai criar o Coro de Pequenos Cantores de Esposende, cuja primeira apresentação pública deverá ocorrer na Páscoa de 2010.
Na apresentação aos jornalistas, que decorreu no passado dia 18, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, o Presidente da Autarquia destacou que este é "um projecto cultural, educativo e artístico de enorme relevo, que surge como uma clara aposta no âmbito da educação pela arte, área de eleição e que o Município tem vindo a desenvolver ao nível do Projecto Esposende, Município Educador’".

Dirigido a crianças do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, ou seja, com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos, "o Coro de Pequenos Cantores surge como uma oportunidade para iniciar, desde tenra idade, uma cultura artística de qualidade e de elevado nível, que ambicionamos para uma comunidade rica em valores, com consciência social e artisticamente dinâmica", referiu João Cepa, acrescentando que "para o Município de Esposende, este projecto traz importantes benefícios culturais e educativos para as crianças e jovens, bem como representa um inequívoco contributo artístico para a comunidade em geral". Para além disso, referiu ainda, "será uma boa promoção do concelho", na medida em que se pretende criar um coro de referência a nível nacional.
O Director da Escola de Música de Esposende explicou que após a apresentação pública na Páscoa, o Coro iniciará uma digressão pelo concelho, por forma a envolver a comunidade no projecto, estando também no plano das intenções "levar o Coro a todo o país e mesmo atravessar fronteiras, através de intercâmbios".
O período de inscrições dos candidatos decorrerá de 1 até 15 de Janeiro, posteriormente terão lugar as provas de selecção dos coralistas, sendo que os ensaios deverão iniciar–se a partir do final de Janeiro, cuja directora será Helena Venda, docente na Escola de Música de Esposende. A frequência é gratuita.
O Coro de Pequenos Cantores de Esposende, na medida em que poderá representar o Município em diversos eventos no território nacional e mesmo internacional, certamente que se constituirá como um importante veículo de promoção de Esposende, da sua cultura e actividade artística.
Notícia do Gabinete de Relações Públicas do Munícipio de Esposende

Nenhum comentário:

Postar um comentário