ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sábado, 28 de novembro de 2009

Câmara Municipal de Esposende alarga serviço de recolha de óleos alimentares no concelho


A Câmara Municipal de Esposende, no sentido de dar cumprimento ao quadro legal que recentemente entrou em vigor em matéria de gestão de óleos alimentares usados, celebrou um acordo com a empresa RECIOL, através do qual a empresa disponibiliza recipientes para a recolha de óleos alimentares usados em vários locais de fácil acesso à população, nomeadamente nas sedes de cada uma das 15 freguesias do concelho, e também no Armazém da Esposende Ambiente e no Mercado Municipal, em Esposende.
Notícia do Gabinete de Relações Públicas do Munícipio de Esposende
Este projecto, já em curso a título experimental há cerca de dois anos, mas agora formalizado, prevê que, para além da disponibilização do equipamento de deposição, a RECIOL efectue a recolha e o encaminhamento do óleo recolhido para unidades de valorização devidamente licenciadas para o efeito, destinando–o para a produção de biocombustíveis.
De notar que os óleos de fritar usados quando lançados no meio ambiente, nomeadamente no solo e no meio hídrico, provocam sérios problemas de poluição e, quando lançados nas redes de drenagem de águas residuais, poluem os meios receptores hídricos e constituem um obstáculo ao bom funcionamento das ETAR’S (Estações de Tratamento de Águas Residuais).
A reciclagem de óleos alimentares permite a obtenção de biodiesel, um combustível menos poluente e que pode ser utilizado como combustível directamente em motores diesel. O óleo alimentar pode ser também reciclado para obter um derivado que serve como combustível em mistura com o gasóleo. Este combustível é neutro do ponto de vista de dióxido de carbono, reduz a emissão de partículas e de enxofre dos escapes dos motores diesel e ainda permite reduzir a quantidade de óleos enviados para as águas residuais ou para aterro sanitário. Notícia do Gabinete de Relações Públicas do Munícipio de Esposende


Nenhum comentário:

Postar um comentário