ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sábado, 23 de maio de 2009

O Largo dos Peixinhos

O Largo dos Peixinhos
de Alberto Bermudes

O centro da vila era marcado pela Praça do Município e pelo Largo dos Peixinhos. O primeiro mais senhoril e o segundo verdadeiro lugar onde as gentes de Esposende se cruzavam. Todas as crianças lá brincaram, os mais idosos conversavam nos seus bancos, toda a gente por lá passava.
Aberto no início do século passado, tinha e tem o nome de um ilustre contemporâneo da sua abertura, o Dr. Fonseca Lima. Nele estavam vários serviços públicos e prestigiados estabelecimentos comerciais, da sede da Santa Casa ao Teatro, da Conservatória ao Notário, dos Correios à Repartição de Finanças e nele vivia o médico de toda a vila, o Dr. Joel, ou seja, era um verdadeiro centro, povoado ainda pelos taxistas que circundavam a praça oval.
Pouco depois de Esposende ser elevada a cidade, em meados da década passada, foi sujeita a um verdadeiro terrorismo urbanístico. Um arquitecto, que terá visto algo semelhante numa qualquer revista de arquitectura, ou numa qualquer cidadezinha europeia, lá projetou uma Praça nua, despida e triste. A Praça perdeu o seu carisma emblemático.
Ao que soube, a Câmara vai requalificá-la e estará projectada para esse sítio uma Praça que recriará o espírito e a imagem que tinha antes de ser destruída. Vamos ter, de novo, o Largo dos Peixinhos!...
Texto extraído do jornal Farol de Esposende de 08 de maio de 2009.
Reprodução autorizada pelo Diretor do Forum, o meu amigo, Fernando Ferreira.

Um comentário:

  1. O Largo dos Peixinhos, outrora um Centro Social/recreativo, o "coração" dos Serviços de Esposende (Finanças,Tesouraria...) continua a viver a sua vida "tristonha, malfadada, inerte e melancólica", perante os olhares dos Esposendes e dos visitantes e consttui um"ex-libris" vergonhoso para todos nós esposendendes.
    É longa a minha luta por este espaço que foi meu e de muitas crianças (desculpem este requinte possessivo...)que se deleitavam a brincar naquele "Centro Social e de Lazer" que sempre foi o "Largo dos Peixinhos".
    Felizmente, penso que não é "campanha eleitoralista" , a Câmara possui um projecto para requalificar aquele espaço ,outrora florescente, em termos de convivência social, e estive presente na reunião , no salão Nobre da Câmara M. de Esposende, com o meu amigo Zé Rego, Presidente da Junta de Freguesia José Felgueiras, entre outos, e acredito nas palavras do sr. Presidente da Autarquia que apresentou o Projecto deveras interessante e que nos faz relembrar, de certo modo, o antigo "Largo dos Peixinhos"
    Como sou um homem de esperança, espero "ter esperança, na esperança que me invade o meu espírito", que me desculpem por este recurso a este trocadilho literário...
    Um amigo do "L dos P."....
    CMLB

    ResponderExcluir