ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


domingo, 2 de novembro de 2008

RESGATANDO A NOTÍCIA - MUSEU VAI PROMOVER EXPOSIÇÃO SOBRE A EVOLUÇÃO URBANA DE ESPOSENDE

A Vila de Esposende - Casario antigo nas margens do Rio Cávado.
Cartão Postal da Coleção Particular de Rogério Manuel Rites do Sacramento.
Clique na imagem para ampliá-la.

"O Museu de Esposende está a proceder à recolha de imagens e postais antigos sobre Esposende, com vista à realização da exposição «Ensaio sobre os processos de metamorfose urbana em Esposende» que pretende dar a conhecer a morfologia e a dinâmica de Vila a Cidade.

Inserida num projecto mais vasto, intitulado “Ensaio Urbano”, a mostra pretende apresentar a envolvente urbana do próprio museu, situado num dos edifícios mais emblemáticos do núcleo original da Vila, contemporâneo da expansão balnear inicial da arquitectura de Esposende do início do século XX, edifício de grande interesse arquitectónico projectado pelo arquitecto Miguel Ventura Terra em 1908-1911 para ser o Teatro-Club de Esposende, reabilitado para Museu Municipal em 1991-1993 pelo arquitecto Bernardo José Ferrão.

Considerando que os álbuns de família são uma das fontes mais importantes para perceber a evolução ao longo dos tempos, o Museu de Esposende espera a colaboração da comunidade local, através da cedência de fotografias, comprometendo-se a devolvê-las após a sua digitalização.

Os originais podem ser entregues até 30 de Junho no Museu de Esposende, edifício Teatro-Club, ou contactar pelo telefone 253 960 182 , ou e-mail: ivone.magalhaes@cm-esposende.pt.

Das diversas iniciativas deste projecto destaque para o Seminário Internacional “Arquitectura em Esposende: o movimento Moderno", a ter lugar no dia 5 de Outubro de 2009, Dia Mundial da Arquitectura.

Juntos, estes dois eventos catalizam dinâmicas, educam para o sentido crítico e pedagógico, e sobretudo, através da publicação das suas Actas e do catálogo científico da exposição, tornam visível os resultados, interpretam e revalorizam a Arquitectura e o Urbanismo da cidade de Esposende".

Notícia do Gabinete de Relações Públicas do Munícipio de Esposende submetida em quarta-feira, 30 de abril de 2008

NOTÍCIA EXTRAÍDA DO PORTAL DA CÂMARA MUNICIPAL
"É PRECISO CONHECER E AMAR A CIDADE"

Nenhum comentário:

Postar um comentário